Quais as funções de um cientista de dados? Saiba mais sobre esse profissional Argo Solutions

Caso ainda não possua graduação, você também pode escolher iniciar sua carreira com uma graduação em Ciência de Dados e dar o pontapé inicial para trilhar uma trajetória de sucesso. As habilidades técnicas são essenciais para um cientista de dados desenvolver seu trabalho com excelência. Elas serão adquiridas através de um curso de educação superior relacionado a área de Ciência de Dados. Entretanto, as atribuições de um cientista de dados podem variar de acordo com a empresa e vaga disponibilizada. Sendo assim, um cientista de dados pode tanto realizar todo o processo, incluindo as atribuições dos demais profissionais citados no parágrafo anterior.

  • Essa tecnologia já provou que não é apenas uma moda passageira e sim que veio para ficar e beneficiar diversos setores da sociedade com seus resultados surpreendentes.
  • Essas informações são fornecidas por meio da internet por seus próprios clientes ao utilizarem o aplicativo de carona coletiva.
  • Caso isso aconteça, a informação poderá estar disponível quando ninguém mais precisar dela.

Atualmente, as principais empresas que contratam cientistas de dados são as de grande porte, as da área da tecnologia e as startups, uma vez que estas compreendem o valor das informações e trabalham com elas. Demais negócios que procuram conhecer seus clientes e personalizar o atendimento também precisam investir nessa tendência. A chave da função deste profissional é conseguir lidar com um grande volume de dados que não estejam estruturados e transformá-los em informações interessantes para o negócio em questão. Com essa relação entre os dados surgem diversos conhecimentos extremamente valiosos para uma empresa, que a auxilia a compreender e aperfeiçoar seu trabalho.

Data mining

Vale ressaltar que para atuar nesse meio é necessário saber de tudo um pouco das fases que envolvem o processamento de dados em informação. Portanto, esse perito deve se manter atualizado o tempo todo com o que acontece no mercado. Além disso, vale destacar que o perfil profissional do cientista de dados é diferente dos perfis de um Analista ou Engenheiro de Dados. Com o uso de ferramentas de Big Data Analytics a gigante do setor de crédito diz ser capaz de identificar clientes que pretendem cancelar seus cartões de crédito com uma antecedência de quatro meses.

Quais são as principais funções de um cientista de dados?

As soluções de analytics do SAS transformam dados em inteligência, inspirando clientes em todo o mundo a fazer novas descobertas ousadas que impulsionam o progresso. Quem já concluiu https://www.gazetacentral.com.br/MateriasDetalhes.php?Codigo=32360&Titulo=ciencia-de-dados-bootcamp-da-tripleten-promete-formacao-em-ate-9-meses a graduação pode fazer uma pós-graduação de cientista de dados. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, oferece um MBA em Ciências de Dados.

O cientista de dados e o Machine Learning

Isso porque o cientista de dados precisa atuar com estratégia para conduzir a empresa no desenvolvimento de negócios, produtos e serviços. Como você deve ter percebido, a matemática e a estatística são áreas de conhecimento que se fazem muito presentes na ciência de dados. Seja na coleta e no tratamento de dados, seja na construção de algoritmos, é preciso ter habilidades nessas disciplinas. Ou seja, a Ciência de Dados é uma área abrangente, com cargos que se encaixam em diferentes perfis profissionais e demandam conhecimentos específicos.

O cientista de dados também está inserido em projetos muito mais complexos. Hoje, existe uma ambiguidade que cerca o campo e uma potencial falta de experiência profissional nas empresas. Isso torna extremamente difícil para essas companhias que procuram contratar um cientista de dados ou equipe de cientistas de dados pela primeira vez. Até mesmo para as que querem construir uma equipe competente de analistas. Com grandes oportunidades no mercado de trabalho, os profissionais da área de ciência de dados possuem um bom salário.

Atividades com números romanos (MCDLXIX)

Contudo, somente esse tipo de cruzamento de informações não satisfaz mais o mercado. Com isso, a liderança do negócio pode atuar resolvendo os problemas dos clientes e investir em processo que os deixem mais satisfeitos. A satisfação gera confiança e amplia as possibilidades do cliente realizar uma nova Ciência de dados: bootcamp da TripleTen promete formação em até 9 meses compra. Segundo a revista Veja, existem 60 mil vagas de TI abertas no Brasil, sem candidatos para preenchê-las. Nos Estados Unidos, registrava-se, no final de 2020, 1,4 milhões de vagas à espera desses profissionais. E dentre todas essas vagas, boa parte são destinadas aos cientistas de dados.

O cientista de dados também vai usar o conceito do aprendizado de máquina, ou machine learning, para trabalhar com essas informações de forma mais rápida e assertiva. O cientista de dados resolve problemas, ajuda a tomada de decisão a partir de dados brutos que nem sempre são úteis e que muitas vezes são muito volumosos e complexos. Portanto, o principal trabalho desse profissional é organizar e analisar essas informações de uma forma que as torne aproveitáveis para uma finalidade. Os cientistas de dados devem ser grandes comunicadores com um alto nível de experiência em programação. Eles devem ter fortes habilidades na manipulação e interpretação de dados. Eles precisam ser proativos e bons alunos, para que possam se manter atualizados com as tecnologias em evolução.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *